O marketing é importantíssimo para qualquer tipo de negócio. Mas, em alguns casos, aplicar estratégias para divulgar uma empresa se torna um processo mais complicado. Este é o caso do marketing médico. Há uma série de questões que devem ser levadas em conta na hora de investir nessa área.
Neste artigo, você entenderá o porque isso acontece na área da medicina. Além disso, é claro, descobrirá como fazer um marketing médico eficiente e dentro da normalidade.
Acompanhe o artigo e boa leitura!
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Normas do Conselho Federal de Medicina (CFM)
O CFM possui um manual com mais de 100 páginas que trata, exclusivamente, da publicidade e do marketing médico. Isso é um tanto quanto complicado, pois existe uma questão ligada à ética da profissão: será que o bom médico é aquele que mais sabe se vender? A resposta para essa pergunta é, obviamente, “não”.
Fazer uma propaganda e um marketing médico de qualidade não significa que o serviço prestado pelo profissional será realmente bom. Quando falamos sobre saúde, liberar qualquer e todo tipo de estratégia de marketing pode ser algo perigoso.
Médicos estão expressamente proibidos, por exemplo, de fazerem aquele famoso marketing do “antes e depois”, após uma cirurgia plástica. Não se deve, também, usar relatos de pacientes que passaram por determinado tratamento. Um médico que faz cirurgias plásticas não pode mostrar em suas redes sociais como ficou o resultado de uma operação que realizou.
Outras formas de marketing que também são proibidas:
- falar sobre o equipamento existente na clínica;
- usar expressões como “o mais recomendado”, “único capacitado” e semelhantes.
Mas se eu não posso mostrar o meu trabalho e nem falar do diferencial da minha clínica, como irei “vender o meu peixe”?
O marketing médico aceito
O marketing está mudando, o público já não aceita (e nem gosta) daquelas campanhas de marketing que apenas vende o produto e acaba por aí.
Atualmente, existe uma nova estratégia de fazer marketing, o chamado marketing de conteúdo. Este sim, é totalmente aceito pelo CFM (claro, se você também seguir todas as normas).
O marketing de conteúdo consiste na disponibilização de informações de qualidade em um site ou em uma rede social. O profissional de medicina disponibiliza, gratuitamente, um material/conteúdo para as pessoa.
Muita gente pode se perguntar:
“mas eu vou trabalhar de graça?”.
É claro que não!
O marketing de conteúdo não se trata de um trabalho gratuito. Ele é uma forma de se aproximar de um possível paciente. No primeiro momento, parece não fazer sentido prover uma informação pela qual um paciente normalmente teria de consultar o médico para obter. Mas, faz sim total sentido.
Hoje em dia, é normal que as pessoas, até mesmo antes de procurarem um profissional, procurem se informar sobre um assunto na internet. Quando alguém está doente, é super comum (apesar de não recomendado) a pessoa procurar o que pode estar acontecendo e o que poderá ser feito para tratar a doença no tão amado Google.
O marketing médico que utiliza a estratégia de produção conteúdo atrai o possível paciente para um primeiro contato com o profissional. Ele acessará o seu site, por exemplo, verá que aquela é uma informação de qualidade e associará essa informação ao médico que a disponibilizou gratuitamente.
Notou a grande sacada? Agora há uma chance bem maior dessa pessoa ser a sua próxima paciente, pois você gerou valor para ela e, agora, a mesma está confiando em você.
O Doutor Drauzio Varella, por exemplo, que é possivelmente um dos médicos mais renomados do país, é também um ótimo produtor de conteúdo. Ou seja, ele faz um marketing médico eficiente, de qualidade e dentro das normas.
Para além do conteúdo
Existem ainda outras formas de se construir um marketing médico. Uma delas é criar, por exemplo, uma boa identidade visual. Identidade visual é algo que funciona. As pessoas se identificam pelas cores de sua marca e pelo seu logotipo, por exemplo.
Além de tudo isso, o médico, obviamente, precisa prestar um bom serviço para que seu trabalho seja divulgado pelo tão conhecido (e que ainda dá certo) “boca a boca”. Um paciente satisfeito recomendará o serviço para outras pessoas.
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