Redução de custos para clínica médica: veja como reduzir custos de falhas internas
Veja como é possível implementar a diminuição de custos em sua clínica médica e amenizar os custos de falhas internas
Todas as empresas buscam maneiras efetivas de diminuir custos, afinal, no mundo atual, ter uma maneira eficaz de diminuir custos é um diferencial.
Na área da saúde, que engloba uma série de fatores para manter o funcionamento do local, fazer a diminuição de custos é ainda mais fundamental, pois ajuda a melhorar tanto os resultados financeiros quanto a organização do setor.
Quando se trata do impacto causado pelas falhas internas, essa diminuição é ainda mais importante.
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A busca pela diminuição de gastos deve ser feita como uma prática recorrente da gestão, por isso, elaboramos esse artigo 5 maneiras práticas para fazer o corte de custos com falhas internas em sua clínica.
Se você está procurando formas para melhor gerir sua clínica médica, leia também:
- Gestão de gastos na área da saúde – como realizar?
- Gestão de contas a pagar e a receber: como otimizar?
- Gestão tributária e sua importância para a área da saúde
Quais são as principais falhas internas que podem causar prejuízos em clínica médica?
Existem alguns processos que requerem atenção extra em todas as empresas, isso é fato.
O problema é quando algumas atividades acabam demandando tempo demais e afastam o gestor de demais atividades também importantes. Nesse processo, podem surgir algumas falhas internas que podem, sim, causar grandes prejuízos para o estabelecimento, por isso é necessário se atentar a essas possíveis falhas.
Veja 5 falhas internas que podem causar grandes prejuízos a sua clínica e como fazer para evitá-las.
1. Má gestão dos processos que envolvem os pacientes
Com as ferramentas existentes atualmente, é bem mais prático realizar esses processos de agenda, porém não se atentar ao sistema utilizado é um erro.
A experiência do paciente com a clínica começa desde o primeiro contato. Não ter uma equipe preparada para lidar com situações que envolvem o paciente e ferramentas adequadas para exercer essas atividades é uma grande perda de produtividade e de lucratividade também.
É necessário entender quais são as necessidades da sua clínica e dos seus pacientes para utilizar as ferramentas necessárias a fim de realizar, de forma efetiva e prática, esses processos.
2. Falta de organização na documentação
Já imaginou precisar de um documento com caráter de urgência e não encontrá-lo? Essa situação pode ocorrer tanto em casos de documentação impressa como de documentos digitais.
A melhor forma de solucionar esse problema é manter uma organização efetiva, com documentos separados de acordo com cada classe.
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3. Falta de controle do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um dos fatores mais importantes para a gestão financeira de uma empresa. Saber para onde o dinheiro vai e de onde surge é preciso, logo negligenciar o fluxo de caixa pode desestruturar todo o setor financeiro da sua clínica.
4. Glosas no faturamento
Você sabe que as glosas são um sério problema para o faturamento da sua clínica. Elas atrasam os recebimentos de consultas, bem como prejudicam a produtividade da equipe, uma vez que é necessário tempo para corrigir essas questões.
A utilização do padrão TISS, atrelado a um sistema de gestão médica, é uma solução concreta para essa questão.
5. Falta de segurança de dados
Os dados são critérios importantíssimos para a integridade dos pacientes e precisam ser levados a sério!
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) estabelece a transparência e a segurança por parte das empresas ao manipular dados dos clientes.
Não tomar o real cuidado necessário com a LGPD pode custar mais que custos adicionais ao final do mês, então atente-se!
Veja o artigo abaixo e saiba como se adequar à LGPD:
Além disso, falhas de comunicação interna, má gestão de insumos e funcionários destreinados são questões que devem ser analisadas a fim de garantir o sucesso na execução e de evitar prejuízos.
Como reduzir custos de falhas internas na sua clínica médica?
Organizar e gerir: essa é a solução para diminuir custos e evitar gastos desnecessários. Existem práticas que são fundamentais para manter o bom funcionamento financeiro em uma clínica médica e reduzir custos, como, por exemplo:
- Gestão de custos;
- Políticas e ferramentas de proteção de dados;
- Organização de registros;
- Identificação das despesas;
- Política de pagamentos;
- Tecnologia para otimizar os processos;
- Atentar-se a prazos.
Inclusive, contar com um profissional especializado faz toda diferença na hora de gerenciar sua clínica médica.
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