Passo a passo de como elaborar a folha de pagamento dos colaboradores da sua clínica médica!
Mantenha sua clínica distante de problemas trabalhistas, sabendo como elaborar a folha de pagamento de forma adequada
Manter o pleno funcionamento da sua clínica médica exige cuidado com todos os aspectos que garantem a regularidade e as condições necessárias para os atendimentos.
Por isso, você, gestor, tem a responsabilidade de garantir que tudo esteja em dia, para que o objetivo da sua clínica de atender com qualidade o maior número de pessoas seja sempre possível.
E para te ajudar com isso, preparamos este artigo para falar sobre uma responsabilidade trabalhista de extrema importância: a folha de pagamento.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Audit Master pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Folha de pagamento – Por que é tão importante?
Que a elaboração da folha de pagamento é uma obrigação que precisa ser cumprida, é algo de conhecimento comum…
Contudo, essa é uma obrigação que tem uma grande importância, pois, garante a sua segurança como empregador e a de seus empregados.
Isso porque, por meio deste documento, fica registrado o pagamento correto e cumprimento dos direitos de seus colaboradores, evitando, assim, processos trabalhistas que poderiam prejudicar significativamente sua clínica.
Sendo assim, tendo a importância ressaltada, vamos ao passo a passo de como elaborar!
Passo a passo para elaboração da folha de pagamento
Antes de irmos para cada passo, vale ressaltar que contar com suporte contábil para lidar com essa questão é essencial, pois existem cálculos e especificidades que precisam ser cumpridas minuciosamente.
Passo 1 – Informações da clínica e do colaborador
A primeira coisa que precisa constar na elaboração da sua clínica são os dados do seu negócio e do colaborador.
Da clínica: CNPJ, endereço, atividade realizada, nome; entre outros.
Do colaborador: Nome, cargo, base salarial; entre outros.
Esses são os dados básicos, contudo, você pode acrescentar outros para deixar ainda mais completo.
Passo 2 – Horas trabalhadas
Por meio do controle de ponto, é preciso averiguar as horas que foram trabalhadas.
Aqui, você também irá identificar atrasos, faltas e horas extras, sendo que atrasos e faltas gerarão descontos e horas extras podem gerar acréscimos ou banco de horas.
Passo 3 – Descontos
Aqui, além dos descontos por faltas e atrasos, também é preciso constar descontos de benefícios, como VT, Convênio e INSS.
Passo 4 – FGTS
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço não é descontado do salário do colaborador, mas deve constar na folha de pagamento e é uma obrigação da sua clínica.
O FGTS corresponde à 8% da remuneração do colaborador.
Passo 5 – Salário líquido
Após todos os passos anteriores e os devidos descontos e acréscimos no salário bruto, se chega ao salário líquido que o colaborador irá, de fato, receber.
É geralmente evidenciado no fim da folha de pagamento.
Garanta distância de problemas trabalhistas
Apresentamos o passo a passo e evidenciamos a importância de ter suporte contábil, pois é exatamente contando com quem entende do assunto que você garante que processos trabalhistas não sejam parte da realidade da sua clínica.
E você pode contar conosco, da Audit Master, para isso!
Nossa equipe é especializada em clínicas médicas e estamos prontos para te ajudar com cada etapa desse processo. Basta nos contatar.
QUERO UMA PLANILHA DE CONTROLE DE PACIENTES PARA MINHA CLÍNICA MÉDICA!

