Saiba mais sobre o que é a formação de preço e confira essas dicas para precificar os seus produtos e garantir que eles ganhem mais valor!
Muitos pensam que o processo de estabelecer um preço para algum item comercializável é uma tarefa fácil, e realmente pode ser, caso você pretenda falir o seu negócio, é claro.
Para estabelecer uma quantia que realmente contemple o seu esforço para oferecer o melhor para o cliente, é necessário mais do que achismos e decisões rasas. Análises e pesquisas são essenciais para que se obtenha uma recompensa à altura do seu comprometimento em atingir o sucesso.
Para isso, vamos falar sobre a formação de preços e, além disso, dar dicas das melhores maneiras de estabelecer a melhor precificação possível para atingir lucros incríveis. Ah, não se esqueça de conferir uma super ideia para que seus horizontes se expandam e ganhem riqueza para liderar o seu empreendimento que deixamos no meio do texto, ela pode te surpreender!
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Audit Master pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
E então, vamos lá? Boa leitura!
O que é uma formação de preço?
A formação de preço consiste em um conjunto de análises que abrigam aspectos desde a aquisição do item para a venda até a comercialização em si, contemplando todo e qualquer aspecto que diga respeito às despesas decorrentes do processo de obtenção do necessário para fazer o seu empreendimento prosseguir atuando no mercado.
Mas, você sabe a diferença entre preço e valor?
Apesar de muitos não possuírem esse conhecimento, é algo que fará toda a diferença no seu negócio, e fará com que você tenha um outra visão do comércio dos seus itens. O valor compreende não apenas ao preço, mas à relevância e importância que algo possui para uma pessoa, um grupo, ou para o mercado em si – e valor é o que você precisa enxergar em si, no seu empreendimento e em tudo que ele oferece.
Confira dicas incríveis e práticas para que a formação de preço de seus produtos seja espetacular!
Sendo assim, agora que você sabe o que é a formação e preço e, além disso, entendeu o conceito de valor, vamos às dicas para fazer uma precificação excelente para os seus produtos ou serviços.
Defina sua margem de contribuição!
A margem de contribuição, muito provavelmente, é o método mais famoso para a formação de preço de qualquer comerciante. Para elaborá-lo corretamente, é necessário contemplar os seus custos fixos (como o aluguel/prestação do local e a conta de internet) e variáveis (como uma ocasional devolução ou uma manutenção em um aparelho), então, com essas informações em mãos, defina uma porcentagem que definirá o seu lucro em cima de cada item.
Portanto, ao juntar os dois números (a resultante da porcentagem, que representará os seus lucros, e o custo total da obtenção do produto), tem-se o valor para a comercialização.
Sempre dê uma olhadinha no concorrente!
Uma outra maneira eficiente, e que não exclui a realização da anterior – se você quiser fazer as duas, por exemplo -, é conferir o preço que os seus concorrentes estabeleceram para o mesmo produto ou serviço que o seu.
Vale ressaltar que é imprescindível que as ofertas de seus rivais sejam equivalentes as suas, afinal, de nada valerá querer comparar algo que foi destinado para públicos-alvo diferentes, pois eles, muito provavelmente, não terão a mesma realidade que a sua e, consequentemente, não possuirão o mesmo poder de aquisição.
Nem sempre preço baixo chama a atenção de uma forma positiva!
Uma atitude que pode parecer tentadora para atrair novos clientes é reduzir muito o preço dos seus produtos, achando que essa estratégia irá gerar filas gigantescas na sua porta. Se conseguir, será ótimo, mas geralmente, não é esse o resultado.
Os clientes, muitas vezes, assimilam o preço baixo com a má qualidade do produto (por exemplo, mercados que abaixam bruscamente os valores de itens perto da data de validade) e, dessa forma, retiram o valor da sua peça.
Mas muito cuidado com o exagero!
O caminho contrário também é perigoso, uma vez que faz com que o produto ou serviço fique inacessível para o público ao qual é destinado, e assim, frustrando o ato da venda.
Saiba o preço mínimo do seu produto!
Ter noção da margem de contribuição tem essa vantagem: saber o preço mínimo do produto. Assim, descobre-se o valor que foi necessário para disponibilizar o item para o consumidor e, a partir daí, é possível saber a partir de qual número é viável considerar fixar a precificação.
Gostou do artigo e conseguiu encontrar a ideia que queríamos passar para você? Deixe seu comentário abaixo e nos diga sua opinião sobre o assunto! E se ficou com alguma dúvida com relação ao nosso conteúdo, ou então necessita de um auxílio de especialistas, não hesite em nos contatar!

