Existem inúmeras decisões que precisam ser tomadas quando se decide abrir o próprio negócio, principalmente quando a empresa envolve diretamente a saúde de pessoas. Criar e manter um negócio interessante e lucrativo com a medicina não é tarefa simples e exige muito planejamento.
Uma das primeiras escolhas que devem ser realizadas é o tipo de negócio que será implantada. Por isso, continue lendo o texto para conhecer modelos de negócios para clínicas médicas!
O que é modelo de negócios?
Modelo de negócio é a estratégia – ou as estratégias – que serão aproveitadas pela empresa para se diferenciar no mercado. Por meio dessa ferramenta é possível compreender qual vai ser o segmento de clientes da organização, o foco das atividades, custos que vão ser necessários, quais parcerias que podem ser realizadas, entre outros fatores.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Audit Master pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Quais são os modelos de negócios para clínicas médicas?
Não existe apenas uma única forma de atuar como uma clínica médica. Já observou como algumas das empresas que estão no mercado atualmente diferem totalmente umas das outras? Então, confira quais são os principais modelos de negócios para clínicas médicas.
Clínica popular
Como o nome indica, esse modelo de negócio para clínicas médicas favorece o atendimento de pessoas com baixo poder aquisitivo. Os valores cobrados pelos serviços são menores, mas existe uma alta demanda e ele proporciona retornos mais rápidos.
Também é provável que a concorrência seja grande, o que amplia a necessidade de realizar estratégias de marketing. Uma das vantagens desse modelo de negócio é que os custos e investimentos iniciais tendem a ser menores.
Clínica integrada
Ganhar a confiança dos pacientes não é fácil, mas a tarefa pode ser menos complexa quando se trabalha em parceria com outras empresas da área de saúde. Esse modelo de negócios se chama clínica integrada, ou seja, a empresa adquire clientes por indicação de outras clínicas que não tem o serviço que aquele paciente precisa, por exemplo.
Se trata de uma parceria. Nesse caso, se alguém procurar a sua clínica para um serviço em que a clínica parceira é especialista, você também pode indicá-la ao cliente.
Clínica de diagnóstico especializado
Outra opção de modelo de negócios para clínicas médicas é se especializar na realização de exames mais complexos, como tomografias e ressonâncias. Esses exames não são solicitados com tanta frequência, mas possuem um valor mais elevado. Além disso, é possível combinar a oferta de diagnóstico especializado com atendimento em análises clínicas.
Nessa opção é preciso investir na aquisição dos equipamentos para realização dos exames e de mão de obra especializada para a emissão dos laudos. Atender planos de saúde é uma alternativa para trazer mais clientes para a clínica de diagnóstico especializado.
Franquia
A franquia também é um dos modelos de negócios para clínicas médicas. A grande vantagem dessa opção é já entrar no mercado com um nome que desperta confiança dos pacientes. No entanto, o investimento necessário para abrir uma franquia costuma ser maior do que os demais modelos.
Outra característica que pode ser um problema é que, ao abrir uma franquia, é preciso seguir as regras definidas pelo franqueador. Sendo assim, existe uma limitação das atividades e não será possível realizar tudo o que quiser na administração da empresa.
Esses são alguns modelos de negócios para clínicas médicas. Não existe um modelo certo ou errado, é preciso analisar cada um deles e alinhar com os seus objetivos e necessidades no momento. Fatores como o capital inicial e a área da medicina que mais agrada, são itens que precisam ser pensados ao definir o modelos de negócio para a sua clínica médica.
Precisa de ajuda para abrir a sua clínica médica? Entre em contato com a gente!
Será um grande prazer poder ajudar!

