Entenda de uma vez por todas o que é o RAIS e como ele é importante de uma maneira simples!
O entendimento sobre o todo é algo imprescindível para muitas coisas, e não estamos falando sobre o mundo inteiro – afinal, ninguém sabe de tudo -, mas sobre aspectos que podemos controlar.
Por exemplo, quando é necessária a realização de um procedimento médico delicado, que envolverá várias ferramentas e recursos que podem causar efeitos diferentes dependendo, não só do estado do paciente, mas de fatores genéticos, alergias, histórico de saúde, entre outros, medidas devem ser tomadas.
E com medidas, nos referimos à informações pessoais sobre o paciente em questão. Cada um deve ser minuciosamente analisado, para que, assim, nada dê errado na hora de efetivar o procedimento. Fatores como reações anteriores à medicamentos que serão utilizados são importantes, assim como dados sobre próteses ou dispositivos médicos, como a existência de um marcapasso, por exemplo.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Audit Master pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Assim como em uma cirurgia médica, o paciente deve prestar esclarecimentos sobre sua saúde e sobre informes que podem fazer a diferença em meio a uma situação delicada, a sua clínica médica também tem uma responsabilidade a prestar ao Governo. E o RAIS está para seu empreendimento assim como os dados do seu paciente estão para uma cirurgia.
E, pensando em como deixar tudo claro como um laudo médico, vamos explicar o que é esse relatório e qual sua importância. Pronto para saber mais sobre o assunto?
E então, vamos lá? Boa leitura!
O que é o RAIS?
O Relação Anual de Informações Sociais, ou simplesmente RAIS, é um documento elaborado anualmente, como o nome já explicita, que aborda questões sobre o seu negócio que são de interesse do Governo. Deste modo, ele se qualifica como uma poderosa ferramenta de dados sobre os trabalhadores no país, passível de criação de estatísticas e informes sobre a situação atual do mercado brasileiro.
Nele, deve conter dados principalmente sobre as relações de serviço que foram formalizadas – sendo avulsas ou não – pelo seu estabelecimento. Com essas informações, são feitos levantamentos para melhorar o desempenho dos benefícios trabalhistas – como saber quem pode requerer abono salarial e inspecionar os registros do FGTS -, além de outras questões de monitoramento sobre o pagamento de contribuições fiscais.
Qual é a importância de declarar a RAIS da minha clínica médica?
Sejamos sinceros, primeiramente, a declaração da RAIS é obrigatória. Falando assim, até parece que é apenas algo negativo, mas muito pelo contrário, não é: ela é necessária para garantir os direitos de seus colaboradores!
Como dissemos, são abordados os informes trabalhistas de sua clínica, ou seja, a situação de seus funcionários, como saber do efetivo cumprimento das leis que protegem os profissionais trabalhando pelo bem de sua empresa.
É importante não só para comprovar que seu negócio está em conformidade com as obrigações impostas, como para o futuro das pessoas que estão sob sua liderança – e que confiam nela o suficiente para estabelecer uma relação empregatícia com você.
Hoje, o eSocial te livra de muitas das declarações da RAIS, porém, não substitui sua importância. Deve-se verificar o que está incluso em cada uma delas para evitar o envio de duplicatas e poupar seus esforços!
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e nos diga sua opinião! E se possui alguma dúvida, entre em contato conosco!

