Quer Garantir A Regularidade Da Sua atuação como médico(a)? Então, Confira A Importância Do Recibo De Consulta Médica!
Entenda o porquê do recibo de consulta médica ser tão importante e mantenha sua atuação como médico(a) distante de problemas!
Especialmente com tudo que está ocorrendo no país agora, as clínicas médicas se tornaram ainda mais fundamentais para a sociedade.
Afinal, é um momento em que a saúde pública está debilitada, e sabemos que pessoas precisam de outros atendimentos além das emergências causadas pelo Coronavírus.
Nesta situação, entendemos que você, médico(a), está ainda mais focado em exercer a sua profissão de forma impecável e auxiliar o máximo de pessoas a terem vidas sadias.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Audit Master pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Todavia, compreendemos bem que a sua atuação não consiste apenas em atender as pessoas, pois existem obrigações e prestações de contas que você precisa realizar e, sem cumpri-las, você pode se deparar com uma quantidade exorbitante de problemas.
Sendo assim, hoje, vamos te auxiliar a manter a regularidade falando sobre um documento muito importante de ser emitido: o recibo de consulta médica.
Mas antes, precisamos falar sobre o Imposto de Renda
O famoso IR é tão presente quanto preocupante no cotidiano de muitas pessoas, afinal, erros na declaração podem resultar na malha fina – o que ninguém quer.
Porém, pacientes que realizam consultas particulares podem informar seus gastos médicos no Imposto de Renda e, assim, reduzir o valor tributário a ser pago.
Ou seja, além do recibo de consulta médica ser um direito do paciente, também é um documento importante para conseguir efetivar essa ação de redução de custos tributários no Imposto de Renda.
Mas afinal, oferecer o recibo de consulta médica é obrigatório?
O que evidenciamos acima é uma vantagem que pode ser usufruída pelo paciente, todavia, de qualquer forma, você é, sim, obrigado a oferecer o recibo de consulta médica.
A não emissão, ainda que ocorra um comum acordo entre você e o paciente, é ilegal, como prevê a LEI Nº 8.137, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1990.
O que precisa constar no recibo?
Agora que já deixamos bem claro que é a sua emissão é obrigatória e que existe um incentivo para o paciente exigi-la, vamos falar sobre o que precisa constar no recibo para que o mesmo seja válido e você se mantenha distante de problemas.
Um recibo simples precisa conter:
- Data da emissão;
- Nome do médico;
- Nome do paciente;
- A que se refere o recibo;
- Valor;
- Assinatura com data.
Porém, podem ser colocadas outras informações mais específicas, como CPF das partes.
Garanta completa regularidade para sua atuação!
Essa é apenas uma das diversas obrigações que precisam ser cumpridas para atuar de forma regularizada e, também, uma das mais simples.
Lidar com seus próprios tributos, os recibos e ainda focar em oferecer um atendimento eficiente é algo desafiador, mas você não precisa – e nem deve – cuidar de tudo sozinho!
Para isso, você pode sempre contar conosco! Nosso time é composto por profissionais especialistas em contabilidade para médicos, ou seja, você terá o melhor suporte possível para lidar com cada mínimo aspecto necessário para atuar com completa tranquilidade!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Audit Master Contadores.
Somos uma empresa de contabilidade moderna com ampla experiência no seu negócio; buscamos auxiliar empreendedores – como você – a tornarem os seus negócios mais eficientes e lucrativos.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua página.
Estamos esperando o seu contato!
Até breve!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!