O registro no CRM – Conselho Regional de Medicina é obrigatório para que um profissional possa exercer a atividade de médico.
Por isso, toda pessoa graduada em Medicina precisa se inscrever no CRM após receber seu diploma – o quanto antes, melhor.
Neste artigo, você entenderá os procedimentos para realizar o registro no Conselho Regional de Medicina.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Audit Master pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Acompanhe!
O que é CRM – Conselho Regional de Medicina?
Como mencionamos, o registro no CRM é obrigatório para que se exerça a profissão de médico, sendo graduado em Medicina. Ao se registrar no CRM – Conselho Regional de Medicina, o profissional adquire um número único que passa a lhe pertencer.
O CRM realiza a fiscalização da atividade da Medicina, impedindo que pessoas sem registro possam trabalhar como médicos, colocando vidas de pessoas e a credibilidade da profissão em risco.
Portanto, o CRM faz a vigilância e permite que qualquer pessoa possa verificar o registro de um profissional no órgão (é só procurar o nome completo do médico). Essa consulta pode ser realizada no site do CRM de cada estado.
Todos os médicos devem ter registro CRM, o qual só pode ser realizado após a pessoa ter o diploma de formação em Medicina, legal e reconhecido pelo governo. Sem o registro no CRM – Conselho Regional de Medicina – nenhum médico pode atender pacientes, se fizer isso, pode ser preso.
Então, o CRM é a carteira de identidade do médico, que o qualifica como profissional habilitado.
A Lei determina que o número do CRM do médico deve estar visível, e aparece em geral no seu carimbo.
Como fazer o registro no CRM
Tão logo receber seu diploma, os formados em Medicina devem procurar o CRM – Conselho Regional de Medicina – do seu estado e se inscrever no órgão. Só assim, serão legalmente médicos e poderão atender clientes.
Para se registrar no CRM, a pessoa precisa comparecer à sede do órgão ou a uma delegacia com autorização. Precisará ter em mãos certos documentos, e mostrar seu boleto quitado.
Os documentos para obter o CRM são:
- RG;
- CPF;
- Certidão de Quitação Eleitoral ou Título de Eleitor;
- Certificado Militar com prova de que está quitado;
- diploma ou Certidão de Colação de Grau;
- três fotografias coloridas 3X4, de frente, fundo branco, com roupas que não sejam brancas, sem sombras ou reflexos, de olhos abertos, sem chapéu, boné etc. e sem óculos.
Consulte o site do CRM – Conselho Regional de Medicina do seu estado para maiores informações, ou ligue, ou vá até a sede, caso tenha dúvidas.
CRM sem diploma
Você pode começar o processo de inscrição do CRM mesmo que ainda não tenha seu diploma original: basta que, ao se inscrever, apresente uma declaração da instituição de ensino declarando que a colação de grau foi realizada. Após formalizado o pedido, o diploma original precisa ser mostrado em no máximo 120 dias.
Quanto aos diplomas obtidos no Exterior, de médicos que fizeram a graduação em Medicina em outro país, eles devem apresentar seu diploma revalidado ao fazer a inscrição no CRM. Além disso, precisam levar cópias simples dos documentos:
- diploma;
- documento de identificação do país de onde vem;
- certificado de proficiência em português.
Esperamos que você tenha gostado no nosso conteúdo sobre como se registrar no CRM – Conselho Regional de Medicina. O CRM garante a fiscalização dos profissionais, combatendo fraudes, por exemplo. Atenção: condutas graves fazem o médico perder seu registro e ser proibido de atuar na Medicina.
Quer uma assessoria para realizar todos esses procedimentos de inscrição no CRM de forma ágil, rápida e sem erros? Fale conosco, contamos com profissionais conceituados para lhe ajudar!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Audit Master Contadores.
Somos uma empresa de contabilidade moderna com ampla experiência no seu negócio; buscamos auxiliar empreendedores – como você – a tornarem os seus negócios mais eficientes e lucrativos.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua página.
Estamos esperando o seu contato!
Até breve!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!