Médico autônomo x PJ: descubra agora mesmo quem paga menos impostos!
Entenda tudo sobre impostos para médico autônomo ou PJ e descubra qual dos dois proporciona mais economia
Atuar na Medicina é, também, ter a consciência de que toda a trajetória da profissão é recheada de desafios, pois cada paciente tem a sua particularidade e esses aspectos, ao longo do tempo, são revertidos em bagagem para você, que é médico.
E você, mais do que ninguém, sabe o longo caminho que precisou ser percorrido até o pleno exercício da profissão, onde precisou adquirir bastante conhecimento e especializar-se para que a excelência seja uma constante em sua vida profissional.
Mas, confessa para a gente, você imaginava que, além de tudo isso, precisaria lidar com outros aspectos, distantes da sua expertise, como a tributação, por exemplo?
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Audit Master pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Provavelmente não, e, certamente, quando a questão é médico autônomo x PJ, talvez você nem saiba dizer qual deles proporciona mais economia de impostos.
Se essa é uma dúvida que você tem, iremos eliminar de uma vez, pois o artigo de hoje irá mostrar de forma simples e objetiva quem leva mais vantagem: médico autônomo ou PJ.
Médico autônomo x PJ: saiba qual tributação é mais vantajosa!
Nem todo mundo sabe, mas há diferenças importantes quando falamos em tributação para médicos, pois, há os que atuam de forma autônoma e os que optam por ser Pessoa Jurídica.
E para que você entenda o modelo tributário que representa mais economia, vamos falar de ambos, separadamente.
Médico autônomo
- Cobrança de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF);
- INSS;
- ISSQN (Imposto sobre serviço de qualquer natureza).
A verdade é que esse modelo representa uma alta carga tributária, pois só a alíquota referente ao imposto de renda pode representar até 27,5% da sua receita e o INSS pode chegar até 20%.
Vale ressaltar que a fiscalização costuma ser mais efetiva, principalmente com relação ao IRPF e a malha fina.
Médico PJ
- Pode optar pelo Simples Nacional (com tributação simplificada e impostos em uma única guia: o DAS);
- Pode optar pelo Lucro Presumido (baseado na presunção de suas receitas, a ser decidida pela sua contabilidade)
Se você entender que, através do Lucro Presumido, a média de tributação varia entre 13,33% e 16,33%, somada a contribuição patronal e IRPJ, e, ainda assim, isso representa uma vantagem tributária, pelo fato de existir a possibilidade de você ter mais lucros do que a presunção, certamente optará por esse regime como o mais vantajoso.
Conte com a Audit Master!
Médico autônomo x PJ, em qualquer uma dessas situações, o ideal é que você tenha um suporte contábil qualificado para entender a sua atuação, seu faturamento, se basear na sua realidade profissional – através de dados fidedignos – e ter total assertividade na tomada de decisão.
E conosco, da Audit Master, você conta com especialistas no assunto para que, em total alinhamento com o seu propósito, possa ser decidido qual a tributação, efetivamente, representa uma maior economia para você.
E para saber ainda mais como podemos ser úteis, não somente nessas decisões, mas em sua contabilidade como um todo, basta nos contatar agora mesmo!

