IRPF do médico, do dentista e dos profissionais da saúde
O IRPF do médico, do dentista e dos profissionais da saúde é sempre uma preocupação por parte desses profissionais, pois eles costumam ser bastante visados pelo Fisco.
Isso porque a maioria deles trabalha em muitos locais e apresenta diferentes fontes de rendimentos, tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.
Por isso, esses profissionais devem estar atentos na hora de recolher o tributo e, também, no momento de realizar a declaração anual.
Mas quais são os aspectos mais importantes do IRPF do médico, do dentista e dos profissionais da saúde?
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Audit Master pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Para responder a essa pergunta, preparamos um artigo com todas as informações mais importantes.
IRPF do médico, do dentista e dos profissionais da saúde: de que forma ocorre o recolhimento do IR?
Antes de entender como funciona o IRPF do médico, do dentista e dos profissionais da saúde, é preciso saber o que é o Carnê-Leão.
O Carnê-Leão é um programa da Receita Federal para cálculo do Imposto de Renda. Esse programa possui integração com a declaração anual de Imposto de Renda.
Dessa forma, os dados são importados com facilidade para, assim, preencher a declaração anual.
A principal característica desse programa é que ele deve ser preenchido pelos profissionais que atuam em suas áreas como pessoas físicas.
Se esses rendimentos recebidos excederem ao valor de R$1.903,98 por mês, o profissional será tributado e deverá recolher o valor referente ao imposto naquele mês.
Isso significa que esses profissionais citados devem preencher o programa com os valores recebidos de pacientes.
Ao registrar todas as informações nesse programa, os profissionais citados necessitam de uma atenção bem maior.
Afinal, é fundamental registrar os valores corretos e os dados de identificação do paciente.
Isso porque a Receita Federal realiza o cruzamento dos dados fornecidos por profissionais e por pacientes.
Dessa maneira, ela analisa se houve divergências ou omissões de valores; caso elas existam, o profissional pode ser penalizado.
O programa tem a função de um livro-caixa e, nele, são registradas tanto as despesas quanto as receitas recebidas, tudo de forma cronológica.
Além de isso servir como base para o recolhimento do imposto, facilita o preenchimento correto da declaração do IRPF do médico, do dentista e dos profissionais da saúde.
Existem diferenças entre os programas Carnê-Leão e o DMED?
Ambos os programas são da Receita Federal e essenciais para o recolhimento do IRPF do médico, do dentista e dos profissionais da saúde.
A diferença está na questão de que o Carnê-Leão é restrito aos rendimentos recebidos pelos profissionais que atuam enquanto pessoas físicas.
Já o DMED – Declaração de Serviços Médicos e de Saúde – só terá registro dos valores recebidos pelos profissionais que atuem na área como pessoas jurídicas ou a elas equiparadas.
Ou seja, os rendimentos recebidos por um profissional registrado como clínica médica devem ser registrados no DMED, e não no Carnê-Leão.
A regulamentação dessa declaração ocorreu por meio de uma Instrução Normativa em 2019.
Dessa forma, somente as pessoas físicas devem preencher os dados no Carnê-Leão.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Audit Master Contadores (@auditmastercontadores)
Como ocorre o recolhimento do Imposto de Renda?
Agora, vamos entender como acontece o recolhimento do IRPF do médico, do dentista e dos profissionais da saúde.
Após realizar o lançamento de todas as informações referentes a receitas e a despesas, o profissional deve gerar o Documento de Arrecadação da Receita Federal, também chamado de DARF.
A DARF é gerada no próprio sistema Carnê-Leão. O sistema calcula o valor do imposto que constará na DARF, e ela deve ser paga pelo profissional.
Os valores são calculados conforme uma tabela, com faixas de rendimentos e de alíquotas correspondentes, vigente naquele ano-calendário.
A Receita Federal disponibiliza, em sua página, essa tabela, com todas as alíquotas referentes ao cálculo do Imposto de Renda.
O recolhimento do tributo – ou seja, o pagamento da DARF – deve acontecer até o último dia útil do mês posterior ao recebimento dos rendimentos.
Fique atento a dicas importantes
Algumas dicas simples podem fazer a diferença na hora de realizar o IRPF do médico, do dentista e dos profissionais da saúde.
Primeiramente, para que não haja problemas na hora de pesquisar por pendências junto à Receita Federal, recomenda-se a realização do certificado digital do CPF do declarante.
Além disso, ele é essencial no acompanhamento das etapas da declaração. O contador pode ajudar a encontrar um bom certificador digital.
Outra dica importante é a respeito do livro-caixa. Na hora de realizar os lançamentos das despesas, não esqueça de que todas devem ser devidamente comprovadas.
A Receita Federal pode solicitar esses documentos a qualquer momento, principalmente se houver alguma pendência.
Além disso, essas mesmas despesas não podem ser contabilizadas no Imposto de Renda de pessoas jurídicas e físicas ao mesmo tempo.
Preencher o livro-caixa mensalmente facilita muito e evita erros futuros. Inclusive, ajuda a identificar mais facilmente as despesas que podem ser deduzidas e a duplicidade de registros.
Como já dissemos, a Receita Federal está de olho no IRPF do médico, do dentista e dos profissionais da saúde.
Por isso, para estar bem tranquilo e para ter a certeza que não há o risco de sofrer com penalidade, procure registrar tudo corretamente.
A indicação é procurar sempre a ajuda de um profissional qualificado, tanto para uma consulta contábil quanto para dar suporte ao recolhimento do imposto e à declaração anual.
Esses profissionais sabem como cumprir todas essas obrigações da melhor forma e quais são as informações que realmente possuem relevância perante a fiscalização.
Além disso, é possível ter suporte quanto à comprovação de rendimentos, quanto ao planejamento e ao acompanhamento tributário focado na redução do pagamento de tributos.
A Audit Master Consultoria Contábil Ltda. fornece todo o suporte contábil
Para aqueles profissionais que desejam entender mais ou tirar alguma dúvida sobre o IRPF do médico, do dentista e dos profissionais da saúde, contem com a nossa equipe.
A Audit Master Consultoria Contábil Ltda. é um escritório moderno de contabilidade cuja missão é auxiliar todos os empreendedores a gerirem seus negócios e suas finanças com mais eficiência.
Fale com nossa equipe por meio dos canais disponíveis em nossa página. Ou, ainda, caso prefira, entre em contato pelo chat do WhatsApp, localizado no canto direito inferior da página.
Aguardamos seu contato!
Clique aqui para realizar a declaração do seu IRPF corretamente!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Audit Master Contadores.
Somos uma empresa de contabilidade moderna com ampla experiência no seu negócio; buscamos auxiliar empreendedores – como você – a tornarem os seus negócios mais eficientes e lucrativos.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua página.
Estamos esperando o seu contato!
Até breve!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!