Tudo o que você precisa saber sobre o relatório médico
Entender as particularidades do relatório médico é fundamental para que a sua elaboração seja realizada de forma devida
O relatório médico é um dos documentos mais importantes na relação médico-paciente, sendo um direito do paciente e uma obrigação médica.
Além disso, ele deve ser realizado e entregue sem custo algum, sempre que solicitado pelo paciente ou por seu representante legal.
Sendo assim, é fundamental que se conheça as particularidades desse documento para evitar erros e para trazer maior efetividade ao atendimento. Por isso, no artigo de hoje, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o relatório médico.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Audit Master pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Acompanhe!
O que é o relatório médico e qual a sua importância?
O relatório médico é um documento, de natureza jurídica declaratória, que reúne informações sobre o caso do paciente, contendo a descrição das condições de saúde do paciente, bem como os seus tratamentos e a sua evolução. Contudo, não se trata de um diagnóstico médico, mas de um relato da situação do paciente.
Ele pode ser utilizado para:
- Análise do INSS e para concessão de benefícios;
- Continuidade de tratamento do paciente com outro médico ou com outra unidade de atendimento;
- Documentar os atendimentos em caso de alta dos pacientes;
- Análise de plano de saúde etc.
Diante disso, o relatório médico é de suma importância para os pacientes, podendo ser solicitado sempre que necessário sem nenhum tipo de cobrança.
Esse documento também é importante para os médicos, pois pode ajudá-lo a comprovar, caso necessário, que esse profissional tomou todas as ações necessárias e recomendadas para o atendimento e para o acompanhamento correto do paciente.
Ademais, trata-se de uma obrigação médica prevista no artigo 91º do Código de Ética Médica, o qual define que é vedado aos médicos “deixar de atestar atos executados no exercício profissional, quando solicitado pelo paciente ou por seu representante legal”.
Quais são os tipos de relatórios médicos?
Os principais tipos de relatório médico são o Relatório Médico Legal e o Relatório Médico para o INSS. Vamos entender um pouco mais sobre eles a seguir:
Relatório Médico Legal: é utilizado para descrever detalhadamente a perícia médica diante de solicitações de autoridades judiciais em um inquérito judicial, por exemplo.
Relatório Médico para o INSS: é um relatório geral sobre o paciente, contendo o histórico, as consultas e o tratamento, solicitado para que os pacientes possam requerer benefícios junto ao INSS.
O que deve constar em um relatório médico?
Conforme determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM), o relatório médico deve conter as informações essenciais sobre o paciente e sobre o próprio profissional da saúde, como:
- Nome completo do profissional que solicitou e elaborou o relatório, contendo assinatura e carimbo ou número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM);
- Nome completo, data de nascimento e endereço do paciente;
- Descrição do atendimento médico.
Como elaborar um relatório médico?
A fim de elaborar um relatório médico, você deve seguir as dicas abaixo:
- Atente-se aos dados necessários que devem conter no relatório e preencha todos os dados corretamente;
- Faça uma descrição detalhada do caso do paciente de acordo com tipo de relatório solicitado;
- Realize a revisão dos dados informados para evitar erros;
- Utilize a tecnologia a seu favor para realizar a digitalização dos dados, como softwares específicos.
Existem outros relatórios importantes para as clínicas médicas?
Sim. Além dos relatórios médicos, também fazem parte da rotina médica o relatório de atendimento, os relatórios financeiros, entre outros.
Todos eles são importantes para o bom gerenciamento da clínica médica e para a boa relação do médico com o paciente. Mas sabemos que esses relatórios demandam mais do que o conhecimento médico, sendo necessário o conhecimento contábil. E, para isso, você pode contar com os nossos serviços!
Veja também:
- Saiba como evitar processos contra médicos
- Saiba como funciona o IRPF do médico, do dentista e dos profissionais da saúde.
- Contabilidade para clínica ou consultório médico no Rio de Janeiro
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Audit Master Contadores (@auditmastercontadores)
Conte com a excelência da Audit Master Contadores!
Nós, da Audit Master Contadores, somos especialistas em contabilidade para médicos e possuímos a expertise necessária para cuidar da rotina contábil, tributária, fiscal, trabalhista e administrativa da sua clínica médica.
Logo, com o nosso suporte, você terá maior segurança e tranquilidade para direcionar seu tempo e seu foco ao atendimento de excelência dos seus pacientes.
Quer conhecer de perto os nossos serviços? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Será um prazer atender você!
TENHA A CONTABILIDADE IDEAL PARA A SUA CLÍNICA MÉDICA!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Audit Master Contadores.
Somos uma empresa de contabilidade moderna com ampla experiência no seu negócio; buscamos auxiliar empreendedores – como você – a tornarem os seus negócios mais eficientes e lucrativos.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito de sua página.
Estamos esperando o seu contato!
Até breve!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!